Igreja paroquial de Alvares

Dados do Património
Nome: Igreja paroquial de Alvares

Igreja Matriz de Alvares, dedicada a S. Mateus, fica situada no extremo sul da Serra do Sinhel, quase no cimo da povoação.
 
É um edifício modesto que sofreu várias modificações através dos séculos. A porta principal, moldurada nas obreiras e no arco, ostenta a data de 1616 entre desenhos vegetais. No interior destacam-se o retábulo setecentista, do altar-mor e o altar de S. José, pela sua obra de talha, a qual está bem conservada, apesar de ter mais de trezentos anos. Impõe-se também alguma imaginária da época.
"Em bonito sítio, no pendor da Várzea - a Vargem ou Al Varge de onde deriva, segundo creio, o nome Alvares -, foi erigida a casa da escola primária oficial, importante melhoramento do Plano dos Centenários".
 
No fundo da vila, próximo da confluência do ribeiro do Caniçal com a ribeira de Sinhel, ergue-se, desde os longínquos dias de antanho, a capela grande, mas simples, em honra do mártir, S. Sebastião, a qual foi reedificada em 1804. (...) Um século depois daquela data, em 1904, foi construído um vasto cemitério, sobre o dorso do monte que, modestamente, ostenta o disperso bairro da ladeira.